Entre em contato

(48) 3364-5901

suporte@inpulse.vet.br
Rua Lauro Linhares 688, Trindade, Florianópolis - SC, 88036-001, Brasil

Siga-nos

Oscilometria x Doppler: Qual a escolha mais segura para o meu paciente?

InPulse • Jun 18, 2019

O reconhecimento da existência de hipertensão sistêmica em pets nos últimos quinze anos tem demonstrado a importância da medição da pressão arterial de maneira sistemática e padronizada. A correlação entre as técnicas invasivas e não invasivas têm sido muito descritas em pets anestesiados e conscientes.

A monitorização invasiva constitui a forma mais precisa da medida de pressão arterial, entretanto, na prática médico-veterinária, envolve a utilização de cateterismo, sedação ou anestesia do paciente, além de estar associada a complicações como infecção, vasoespasmo e formação de trombos. Por sua vez, a medida da pressão arterial por técnicas indiretas ou não invasivas (PANI) tem sido considerada confiável e consistente se registrada sob condições padronizadas.

As técnicas de monitorização de PANI são preferivelmente utilizadas na rotina clínica devido à maior praticidade de uso e a possibilidade de repetição entre curtos intervalos de tempo, através dos métodos Doppler e oscilometria automática.

O método Doppler vem sendo utilizado com maior frequência, decorrente do desenvolvimento gradual do método oscilométrico, porém, em estudos recentes, o Doppler apresentou discrepância de resultados de pressão arterial medida em animais com menos de 5kg, quando comparados à pressão arterial invasiva, dificultando condutas terapêuticas e reduzindo acurácia diagnóstica.

A oscilometria automática já apresentou conclusões conflitantes com relação à acurácia das aferições, porém, com a melhora dos equipamentos e estudos comparativos entre esta e o doppler, encontra-se em expansão.

Os medidores de pressão oscilométricos de última geração apresentam sensibilidade superior quando comparados aos sistemas mais antigos, apresentando diversas vantagens em relação aos demais métodos não invasivos, entre eles, o doppler.

Existem, no mercado, aparelhos específicos para a prática médico-veterinária com oscilometria de alta resolução, e que permitem a avaliação da qualidade da aferição em tempo real, através da onda oscilométrica. No método oscilométrico o monitor infla o manguito automaticamente e, enquanto desinfla o sistema, mede a oscilação e a amplitude do pulso, determinando os valores de pressão sistólica e média e calculando a diastólica a partir destes valores.

Seliskar e colaboradores (2012) alertam que, em estudo com cães, o método Doppler não atendeu aos requisitos do ACVIM para confiabilidade de aferição de pressão arterial média e diastólica. Já Jepson e colaboradores (2005) relatam em estudo que, ao comparar resultados de uso de Doppler e método oscilométrico, não encontram diferenças significativas entre as médias de leitura da pressão sanguínea sistólica, porém, com relação à pressão sanguínea diastólica, o método oscilométrico mostrou-se estatisticamente superior.

Moll e colaboradores (2018) ressaltam a falta de precisão do método Doppler em animais com peso inferior à 5 kg, sendo que esta medida deve ser utilizada com cautela para que não haja comprometimento da saúde global dos pacientes, com superestimação de pressão arterial e aferição errônea de pacientes hipotensos.

Vale lembrar que, para que as aferições desejam confiáveis e fidedignas, o manuseador deve ter segurança com relação à utilização do equipamento. Saber determinar o local da aferição, o tamanho do manguito, e posicionamento do animal bem como seu estado emocional devem ser considerados.

Dra. Larissa Seibt

Garofalo NA, Teixeira Neto FJ, Alvaides RK et al. (2012) Agreement between direct, oscillometric and Doppler ultrasound blood pressures using three different cuff positions in anesthetized dogs. Vet Anaesth Analg 39, 324e334.

Moll X, Aguilar A, García F, Ferrer R, Andaluz A. (2018) Validity and reliability of Doppler ultrasonography and direct arterial blood pressure measurements in anaesthetized dogs weighing less than 5 kg. 45, 135-144.

Seliskar A, Zrimsek P, Sredensek J, Petric A. Comparison of high definition oscillometric and Doppler ultrasound devices with invasive blood pressure in anaesthetized dogs. Vet Anaesth Analg. 40, 21-27.

Estimativa da Atividade Nervosa do Gânglio Estrelado em Cães: Uma Nova Abordagem para Veterinários d
23 mai., 2023
Estimativa da Atividade Nervosa do Gânglio Estrelado em Cães: Uma Nova Abordagem para Veterinários de Todas as Especialidades
08 fev., 2022
As condições clínicas mais comuns observadas na rotina hoje, que consistem na dor crônica, são animais com câncer, especialmente osteossarcoma ou metástases ósseas, doença periodontal crônica, doença articular degenerativa, estomatite plasmocítica linfocítica felina, doença do trato urinário inferior idiopática felina, doença inflamatória intestinal, doença do disco intervertebral, otite externa e pancreatite.
Software INcardio
08 fev., 2022
Este controle está intimamente ligado à frequência cardíaca (FC) dos pacientes. A partir das informações aferentes, por meio de uma complexa interação de estímulos e inibição, respostas das vias simpática e parassimpática são formuladas e modificam a FC, adaptando-a às necessidades de cada momento.
Por InPulse 05 jul., 2019
Alguns pacientes nos marcam.  Uma paciente, de doze anos de idade, em tratamento para uma doença terminal há mais de um ano. Chegado o dia em que o quadro, apesar de todas as tentativas terapêuticas, não apresenta a mínima melhora. Sua qualidade de vida está comprometida. Uma família contendo três crianças pequenas adaptaram sua rotina […]
Por InPulse 06 jun., 2019
Um paciente com problemas dermatológicos e que, de acordo com os resultados de exames, temos dificuldade em encontrar o antibiótico ideal para o tratamento. Um procedimento cirúrgico, onde há contaminação por uma bactéria muito resistente, dificultando a recuperação e comprometendo o sucesso da cirurgia. Um paciente com alterações orgânicas e, com uma infecção tratável apenas […]
Por InPulse 27 mai., 2019
Mais números, mais profissionais, médicos veterinários, no limite do que podem suportar A notícia de suicídio de um médico veterinário nesta última semana chama a atenção. Mais uma vez, mais um colega tira a própria vida. Onde estamos falhando? Muitos de nós entramos nesta profissão porque nos importamos com as pessoas e seus animais de […]
Por InPulse 20 mai., 2019
A vacinação vai muito além da proteção individual. Ao vacinar, você estará ajudando toda a comunidade a diminuir os casos de determinada doença. Nesta última semana fomos surpreendidos por um caso de raiva humana em Santa Catarina. Após 38 anos a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE-SC) confirmou como raiva a causa de morte de uma […]
Por InPulse 13 mai., 2019
No último ACVIM foram levantados alguns pontos que questionam a aferição de pressão arterial (PA) e diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica (HAS) em cães e gatos. O padrão ouro para esta aferição se dá pela avaliação central, porém, sabemos que usualmente os aparelhos utilizados constituem o Doppler e dispositivos oscilométricos. Estes aparelhos, para uma aferição […]
Por InPulse 26 set., 2017
Você sabe o que é coaching?  Se aplica para médicos veterinários? Coaching é um treinamento profissional que visa ajudar um médico veterinário a produzir resultados extraordinários em sua vida, carreira, empresa ou organização, ajudando-o a diminuir a distância entre onde está agora e onde deseja chegar. Um coaching é um relacionamento humano poderoso onde treinadores experientes ajudam um veterinário a […]
Por InPulse 06 set., 2017
Em agosto deste ano, o site da Fox News Opinion publicou um artigo da veterinária e professora universitária norte-americana Christa Gallagher, especialista em Saúde Pública e Epidemiologia da Escola de Veterinária da Universidade Ross, nos Estados Unidos. Ela comenta sobre as modificações que o presidente Donald Trump tem promovido no Plano de Segurança Interna do país e […]
Mais Posts
Share by: